Nossa Busca pelo Rizoma

Por Edner Gustavo

#FulanoDiTal #16anos #Teatro #Dança #ArtesCênicas #Oficina

Rizoma – Princípio da conexão, qualquer ponto deve ser conectado a qualquer outro.

O mundo está em um constante fluxo. Tudo está interligado e rápido. Sabemos sobre tudo mesmo sem estar fisicamente nos lugares. Cada vez mais nos tornamos um grande Rizoma, com pontos comuns e trocas intensas. Hoje, a maioria das barreiras entre nós são criações próprias, muitas das vezes construídas na ignorância. E, assim, como todo o universo nosso corpo possui um fluxo e no coletivo é atravessado por outros.

Corpo e Movimento

Nossa manhã de sábado, na primeira aula da Oficina de Dança-Teatro, começamos a busca pelo nosso Rizoma composto pelos corpos que se propuseram a estar lá. Nosso Professor Manolo Schittcowisck começou com um exercício que nos unia todos a um elástico e a cada movimento individual toda a configuração do coletivo sofria mudanças, um movimento reverberava em todos. Nesse momento, entendi que o desafio da oficina será buscar esse fluxo constante entre nossos corpos, conhecendo a si mesmo, quebrando as barreiras e respeitando um ao outro.

Contato com o outro

E assim seguiu nossa manhã, sempre partindo do indivíduo e terminando no coletivo.

Para Thays...


“ Para mim foi uma experiência maravilhosa. Já na primeira aula eu consegui me soltar sem nem perceber, foi tudo muito natural. As dinâmicas foram muito diferentes do que estou acostumada e me fizeram sair da minha zona de conforto, mas de uma maneira muito boa. Tô muito ansiosa pra próxima aula”

Já Para Sônia...

"Cada exercício realizado restaurou-me experiencias vividas na época do teatro, com exceção do exercício de rolamento que nunca havia feito, o qual particularmente achei incrível. Enquanto minha dupla fazia em mim, foi como se eu viajasse e me transformasse em um pedaço de cerâmica criando forma. Todos os exercícios consegui criar uma relação com a vida cotidiana, o que de certa maneira me trouxe grandes reflexões. Ansiosa para as próximas aulas. ”


Quadro das Percepções

Dessa aula o que ficou reverberando em mim foi uma metáfora para a vida...

Nos conhecer, para conhecer o outro.

Saí animado e com vontade de mais sábados. Um desafio! Já que sempre me achei muito desengonçado e estar nesse processo sabendo que ao final estrearemos um espetáculo, meu corpo já treme, coração acelera e a boca seca. Mas, estarei lá com os demais, mostrando nosso Rizoma e criando um outro com o público.


Para quem quer se experimentar

Oficina de Dança-Teatro todos os sábados das 9h às 12h com o Diretor e Coreógrafo Manolo Schittcowisck. Mais informações e inscrições pelo número (67) 9 9339-5734.


0 visualização